Publicidade

 

CL na rede

 

Sites Parceiros

Yams Tutoriais Colmeia: O melhor dos blogs

 

Para que serve um Filtro de linha, Estabilizador e Nobreak?

Publicado em 15/12/2014 - Por Crystian Lima - 9.260 Acesso(s) - 0 Comentário(s)
Imagem de identificação do artigo

Entenda para que serve cada um desses equipamentos e escolha o mais adequado para as suas necessidades, com o fim de evitar danos em seus eletrônicos!

Como todos sabem, os aparelhos eletrônicos formam parte de nosso cotidiano e como todos sabem também, eles funcionam a base de eletricidade. A eletricidade é um campo da física muito complexo, com suas diversas variáveis e teorias que se espalham mundo a fora e que nem sempre são verdades.

A qualidade da rede elétrica que recebemos em nossas casas pode sofrer muitas oscilações em sua tensão e corrente, e isso pode ser muito perigoso para os aparelhos eletrônicos. Um notebook, por exemplo, precisa de uma corrente muito baixa para funcionar. Com isso, se uma corrente elétrica muito forte passar a circular nele, no mínimo irão estourar todos os chips e circuitos. Para evitar esses tipos de problemas com esses aparelhos, foram criados alguns aparelhos para tentar dar um pouco mais de segurança para o funcionamento dos aparelhos eletrônicos.

Filtro de linha

FiltroO filtro de linha nada mais é do que uma régua com várias tomadas (a quantidade pode variar, mas fica em torno de 3 e 4 tomadas), porém, na entrada de energia, tem um fusível que é feito para trabalhar com uma quantidade X de energia. A partir do momento que esse número passa o limite do fusível, ele queima (estoura), impedindo que a corrente siga para as tomadas e venha a queimar o que está ligado nelas.

Estabilizador

EstabilizadorTanto odiado por uns, tanto amado por outros, na teoria o estabilizador é um equipamento que vai tentar controlar a quantidade de energia que sai por suas tomadas. Por exemplo: se um estabilizador é feito para ser usado com uma corrente de 127V, sabe-se que  esse valor pode variar um pouco (120V, 130V, 135V), sem provocar danos, pois o aparelho vai tentar sempre entregar os tais 127V para as suas tomadas (que na maioria dos aparelho são 4). Isso faz com que a corrente oscile e essa oscilação não seja sentida por que está ligado nele.

Nobreak

NobreakO nobreak é um aparelho semelhante ao estabilizador, ele também vai controlar a energia que entre a vai tentar entregar um valor fixo e o seu diferencial é que ele tem uma bateria que é capaz de manter aparelhos de 127V ou 220V ligados por uns 20 minutos, tempo suficiente para encerrar todas as operações e desligar os equipamento no caso de uma queda de energia. Por exemplo: evitando a perda de informações devido a uma queda de energia.

. . . . .

Embora muitos critiquem o uso de estabilizador, argumentando que eles podem ser prejudiciais para alguns equipamentos (como fontes de alimentação mais modernas e caras), nunca presenciei algum problema com esses equipamentos e muitos profissionais da eletrônica recomendam o seu uso para evitar danos.

Este artigo não possuí comentários. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário:

Importante: Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em MAIÚSCULA, com excesso de gírias ou links que não fazem relação ao conteúdo ou publicidade, será apagado.

2013 - 2017 - CL Master

Site desenvolvido por Crystian A. Lima

Contato: clwebdev@hotmail.com