Publicidade

 

CL na rede

 

Sites Parceiros

Yams Tutoriais Colmeia: O melhor dos blogs

 

Dicas para criar senhas e manter suas informações seguras!

Publicado em 04/02/2015 - Por Crystian Lima - 1.662 Acesso(s) - 0 Comentário(s)
Imagem de identificação do artigo

A maioria dos sistemas digitais que utilizam informações pessoais, utilizam senhas para protegê-las. Então veja dicas para criar uma senha extremamente segura!

No mundo digital a segurança das informações é um ponto muito importante, pois cada vez mais guardamos informações extremamente pessoais em smartphones, sistemas de armazenamento na nuvem e até nossas próprias contas de e-mails. E para proteger todas essas informações, a maioria dos sistemas utiliza senhas para restringir o acesso e permitir que os dados importantes só sejam acessados por quem estiver de posse da mesma.

Muitas pessoas são avessas a utilizar senhas em seus dispositivos/contas, pois não tem noção do potencial perigo que suas informações correm. Pode ser uma simples receita de bolo ou fotos do passeio do fim de semana ou dados financeiros de uma grande corporação, todo tipo de informação é visada pelos chamados cyber-criminosos. Devemos então utilizar todos os métodos existentes para que nossas informações sejam mais protegidas o possível.

Existem várias maneiras de se descobrir uma senha e de uma coisa tenha certeza: é praticamente impossível alguém descobrir a senha de sua conta de e-mail, conta bancaria, contas e perfis em redes sociais e sites diversos, pois nos sistemas bem programados, as senhas são guardadas criptografadas em um banco de dados e se alguém tiver acesso a esse banco de dados, pouco poderá fazer, pois alguns algoritmos de criptografia tornam impossível  a conversão das informações criptografadas. Claro que isso se refere ao site/sistema e como a informação é guardada. Mas existem SIM formas de se descobrir senhas. A mais comum é chamada ataque de força bruta, na qual se utiliza um programa para ficar tentando combinações de caracteres até achar o correto.

Para ajudar a tornar as suas informações mais seguras e dar muito mais trabalho para os sistemas de força bruta, veja algumas dicas para criar boas senhas:

  • Nunca utilize números de telefone, datas importantes para você, nomes de pessoas,... Pois são informações óbvias e quem as souber, saberá sua senha;
  • Nunca utilize palavras (Ex.: Casa, Computador) como senha, pois um ataque de dicionário, no qual o invasor tenta palavras como senha, pode roubar suas informações;
  • Não utilize combinações do teclado do computador (Ex.: ASDFGH, QWERTY, ZXCVBN, 12345), pois são combinações óbvias e claro que os criminosos sabem disso.

Bom, vimos algumas dicas de como não criar senhas, agora vejamos como criar uma senha extremamente segura:

  • Utilize combinações de letras e numero. Ex.: minhacasa01;
  • Utilize sinais de pontuação. Ex.: minhacasa01!>;
  • Utilize letras maiúsculas e minúsculas. Ex.: MinHaCasA01!>;
  • Para complicar mais ainda, torque letras que são parecidas por números. Ex.: M1nH4C45A01!>;

Agora sim temos uma senha extremamente difícil (M1nH4C45A01!>), utilizamos diversos tipos de caracteres, resultando em uma combinação que dificilmente existirá outra pessoa que utilize e não existem em nenhum dicionário. Se algum sistema tentar um acesso por força bruta, terá MUITO trabalho!

Existem alguns sistemas que são mais chatos e não permitem o uso de caracteres especiais (!?>;#@$), não tem problema, utilize mais combinações de letras e números. Já os bancos e cartões de credito utilizam senhas numéricas, para um sistema de utiliza 4 numero de 0 a 9, temos em torno de 10.000 combinações possíveis. Pouco para um cartão de credito/debito. Então, tente utilizar as combinações mais aleatórias possíveis. Nunca, jamais utilize sequencias (4567, 7654), isso é um prato cheio para os ladrões.

Para os cartões, segue valendo: não use datas, números de telefone, números de endereços, CEP. Todo cuidado é pouco e vale a criatividade para usar números em ordem bem aleatória.

Boas senhas são difíceis de serem lembradas, mas com o tempo acostumamos e digitar M1nH4C45A01!> e passa a ser automático, como se fosse digitar 123.

Espero que essas dicas sejam úteis e lembre-se, todo cuidado com as suas informações é pouco e tem mais: se algum dia um maluco resolver que vai invadir um sistema, roubar contas/cartões, ele o fará. Pois nada, NENHUM sistema é 100% seguro!

Este artigo não possuí comentários. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário:

Importante: Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em MAIÚSCULA, com excesso de gírias ou links que não fazem relação ao conteúdo ou publicidade, será apagado.

2013 - 2018 - CL Master

Site desenvolvido por Crystian A. Lima

Contato: clwebdev@hotmail.com