Publicidade

 

CL na rede

 

Sites Parceiros

Yams Tutoriais Colmeia: O melhor dos blogs

 

Internet Móvel (3G/4G) – Para que ela realmente serve?

Publicado em 20/02/2015 - Por Crystian Lima - 9.608 Acesso(s) - 1 Comentário(s)
Imagem de identificação do artigo

A internet móvel se tornou popular e imprescindível para a vida moderna. Será que sabemos utiliza-la corretamente? Veja algumas dicas!

Nos últimos anos, por volta do inicio de 2013 a internet móvel para tablets e smartphones se tornou muito comum, devido aos diversos planos e pacotes oferecidos pelas empresas de telecomunicações que temos no Brasil. Muitos reclamam e reclamam que os pacotes são caros, outros reclamam do sinal, outros reclamam da velocidade, em fim, reclamam de tudo, mas será que realmente sabemos como utilizar a internet móvel?

Preços

Antes de por na mesa a discussão sobre os preços, com uma rápida pesquisa coerente, averiguamos que as comunicações são caras em qualquer lugar do mundo! Não existe o que todos acham uma maravilha que é pagar R$0,50 e ter velocidade 4G à vontade sempre quando quiser. As telecomunicações possuem altos custos para manter todos os equipamentos e pessoal funcionando e se alguém quiser usar algum serviço, terá de pagar seu preço.

Para a internet móvel

A internet no celular/smartphone existe para que possamos nos conectar em momentos que não temos outra maneira de obter alguma informação, por exemplo:

  • Consultar saldo bancário;
  • Verificar/Responder um e-mail;
  • Consultar a cotação de uma moeda;
  • Utilizar algum aplicativo de tradução de texto;
  • Ler alguma noticia;
  • Buscar um local no mapa;

As tarefas listadas acima fazem parte uma ou outra vez do nosso cotidiano, são informações que precisamos obter rapidamente e não há tempo para buscar um ponto WiFi. Um pacote de 10MB/dia é suficiente para essas tarefas e algumas operadoras oferecem navegação gratuita em alguns serviços, por exemplo: os usuários/correntistas do banco Bradesco podem realizar suas operações financeiras sem que seja descontado trafego da sua internet nas quatro operadoras nacionais.

Uso mais pesado

Para quem precisa utilizar serviços como vídeo chamada ou vídeo conferencia ou que trabalha com internet e precisa de uma conexão rápida e confiável, que são funções que consomem muitos dados, existem os planos/pacotes que oferecem franquias maiores e que conseguem atender suas demandas tranquilamente.

Redes Sociais

Note que em nenhum momento foi citado o uso de redes sociais como Facebook, Twitter, Instagran, etc. Simplesmente porque essas ferramentas não são essenciais para o dia-a-dia de um cidadão comum. De nenhuma maneira esses serviços devem ser utilizados em salas de aula ou em ambiente de trabalho. E sem sombra de dúvidas, as pessoas que mais reclamam do serviços são as que fazem esse tipo de uso.

Os aplicativos/páginas de redes sociais são monstros devoradores de internet, só para dar uma olhadinha na linha do tempo do Facebook, é gasta uma boa quantidade da franquia, sendo o suficiente para terminar com um pacote de 10MB. As operadoras Claro e Oi (Oi, em alguns pacotes específicos) oferecem navegação gratuita no Facebook e Twitter, então, para aqueles que acham impossível ficar sem essas duas redes, são planos/pacotes interessantes.

De nenhuma maneira a internet móvel deve ser utilizada para visualizar materiais em vídeo, como o YouTube e outros. Vídeos são muito pesados e requerem alta velocidade para serem assistidos com qualidade.

Renascendo o WiFi

Algum tempo ter WiFi em casa era coisa de luxo, quem tinha eram pessoas que realmente precisavam mas com o passar dos anos, foi se tornando comum e atualmente vários planos de operadora de internet fixa oferecem WiFi grátis. A internet fixa é muito mais estável e pode ser utilizada para funções que utilizam muito tráfego. O custo de manutenção da internet fixa não é tão alto, o que permite que a maioria da população tenha internet em casa.

Utilizando corretamente

Deixe o Facebbok, YouTube, Instagram e outros sistemas do estilo, para usar quando tiver disponibilidade de WiFi, assim, tu não gastarás dinheiro com pacotes de internet e nem terá a necessidade de ficar brigando com as empresas por causa do serviço “ser ruim”.

A partir do momento que soubermos utilizar a internet móvel com coerência, teremos um serviço melhor e que com certeza atenderá em momentos de necessidade.

Este artigo possuí 1 comentário:

  • Renata Souza Por: Renata Souza Em: 22/04/2015

    Boa tarde, ótima postagem Crystian, entendo que não deve ser desse jeito, mas a gente precisa se adaptar ao mal serviço, vou aproveitar e compartilhar com vcs o aplicativo móvel que uso para recarregar credito, espero gostem também: http://www.recarga-rio-de-janeiro.com.br/

Deixe seu comentário:

Importante: Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em MAIÚSCULA, com excesso de gírias ou links que não fazem relação ao conteúdo ou publicidade, será apagado.

2013 - 2017 - CL Master

Site desenvolvido por Crystian A. Lima

Contato: clwebdev@hotmail.com